Pacotinho do Escritor 📦

Pacotinho do Escritor 📦

Share this post

Pacotinho do Escritor 📦
Pacotinho do Escritor 📦
Faça o teste e descubra se a sua história está envolvente 🌻

Faça o teste e descubra se a sua história está envolvente 🌻

Não sabe se a sua história tem um potencial desenvolvido? Agora você vai acender essa lâmpada.

Avatar de Ana Stokes
Ana Stokes
fev 22, 2024
∙ Pago
2

Share this post

Pacotinho do Escritor 📦
Pacotinho do Escritor 📦
Faça o teste e descubra se a sua história está envolvente 🌻
1
Partilhar

Eu nunca vou esquecer o meu maior fracasso como escritora.

Tudo começou em 2018, quando escrevi o primeiro livro da série “Sineroff”, uma trilogia de fantasia que nunca foi publicada. A história era sobre um grupo de adolescentes brasileiros em Hamamatsu (cidade onde eu morava no Japão) que ia para uma dimensão paralela ao entrar em uma caverna antiga na cidade.

Minha protagonista estava, de certa forma, conectada com Sineroff, que era um universo mágico. Ela tinha que completar missões que envolviam uma pedra especial para salvar ambos os mundos, depois de causar um desequilíbrio perigoso. A premissa em si era boa, mas a trama se perdeu no desenvolvimento, na construção, na estrutura, no texto e na capacidade de ser simplificada para o leitor.

Nesta época, eu não tinha conhecimento de estruturação de enredo, dinâmica de capítulos, dosagem ou texto literário, mas eu estava no jogo.

A premissa foi se desenrolando com dificuldade conforme eu escrevia os capítulos e quebrava a cabeça tentando entender o que seria o próximo passo da história (um péssimo sinal). Acabei com um pouco mais de 400 páginas naquele ano e senti uma emoção profunda ao terminar o livro: eu tinha A HISTÓRIA em mãos!

Hoje eu gosto de chamar isso de síndrome do gênio da lâmpada e vejo que é uma gripe comum entre aqueles que querem escrever um livro. Não são poucas as vezes que recebo mensagens no Instagram de escritores iniciantes muito confiantes do potencial de suas histórias e muitas vezes esse potencial realmente existe, assim como existia na minha.

Mas potencial é uma chama que pode se tornar uma fogueira ou não. E, infelizmente, não costuma se tornar quando o autor não tem conhecimento, consciência de enredo e as habilidades com o texto desenvolvidas.

Eu tinha a chama e fiz minha fogueira virar cinzas ao desenvolver o enredo e o texto de forma aleatória, sem critério ou noção do que estava fazendo. O potencial derreteu ao longo do livro e quando passei para vários leitores, vi que eles tinham muita dificuldade de seguir depois do terceiro ou quarto capítulo.

Algumas pessoas abandonaram, outras vieram me elogiar fracamente depois de muitas semanas ou meses. Aos poucos, a minha empolgação virou cinzas junto com a fogueira que não se acendeu e eu comecei a duvidar da minha história pela primeira vez.

Infelizmente, essa não é apenas a minha história, mas a história de muitos autores que estão frustrados hoje. Autores que publicaram na Amazon e que esperavam um retorno mais glorioso dos leitores, mas acabaram vendo suas obras pegarem teia de aranha na plataforma.

Alguns entram em negação, acham que falta um bom marketing e que não atingem o público (o que é problemático também), mas a raiz do problema está mais na dificuldade de conduzir trama e texto do que de encontrar o “público certo”.

Afinal, um livro que é envolvente prende na primeira página e conduz o leitor até o última. O marketing pode ser fraco, mas o livro raramente fica sem leituras, já que um leitor começa a ler e gosta, recomenda e assim vai chegando para mais pessoas aos poucos.

Quando o livro não chega para ninguém ou os leitores que começam jamais terminam (as páginas lidas não chegam a indicar que o livro foi lido por inteiro por um leitor, por exemplo), o problema normalmente é outro: o potencial que acabou derretendo capítulo a capítulo.

“Mas então, Ana? Como saber se estou acendendo minha chama ou acabando com as chances de fazer uma fogueira?”

Hoje eu tenho clareza o suficiente para te explicar isso, meu escritor. E vou te trazer pontos essenciais aqui que vão te ajudar a entender se você está no caminho certo ou se é melhor recomeçar com o seu enredo. Leia com atenção, acenda as suas lâmpadas e não tenha medo do diagnóstico!

Você vai sair deste texto com mais clareza e condição de avaliar a sua própria história e encontrar seus pontos fracos. Esse é um processo necessário para avançar, pois quando o escritor não sabe onde está errando, tende a reproduzir e continuar errando, fazendo do mesmo jeito e obtendo os mesmos resultados indesejados.

E essa riqueza vai ser entregue nas mãos dos meus escritores VIPs. Este é mais um conteúdo ouro exclusivo dos assinantes VIPS do Pacotinho do Escritor. Quem assina o Pacotinho tem acesso ao conteúdo ouro postado semanalmente e pode entrar também no Canal Lâmpadas Acesas no Telegram, onde eu compartilho insights sobre escrita, criação literária, publicação, marketing e os desafios da jornada.

Com o desconto atual, custa menos de R$ 10,00 por mês para se tornar um assinante VIP, fazer parte e acender lâmpadas que jamais vão se apagar na sua cabeça. É só seguir pelo botão abaixo. 👇

Inscreva-se com 50% de desconto

Seja bem-vindo, meu escritor! E você que já é um escritor VIP do Pacotinho também. 🥳 Veja os pontos do teste abaixo, analise e aproveite! 👇

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Ana Stokes
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar